ANIMAÇÃO 2D DIGITAL - RIG
AM1 - 2ºSem

Quartas das 9:30h às 11:10h

ATENÇÃO:
Click na pasta ao lado para 
 envio das atividades 

Shared_Folder
Calendario%202021_2Calendario%202021_2

Encontro 1 - 07/08

Apresentação da disciplina

Olá! Espero que estejam bem.
Hoje vamos conversar sobre como será este nosso semestre, a organização das aulas e o programa da disciplina, avaliações e como vocês podem manter contato direto comigo.

Registro do conteúdo dos encontros
Meus contatos 
Presença
Ferramentas necessárias  (software, pendrive)
Envio de Atividades (onde, prazos, nomes nos arquivos)

Retrospectiva das técnicas anteriores
Rig com linhas de contorno
Interface do node view
3D Layers
3D Objects
Rig com deformadores
Master Controller
Rig 360

Retrospectiva Workflows: Rotoscopia, importação do papel para Ink&Paint, Tradigital e Multiplano. 

N1: Individual, atividades em aula
N2: Individual, curta 15” + video making-of
SUB: As mesmas atividades acima apenas para quem perder N1 ou N2

Rig_CutOutGeninho

Encontro 2 - 14/08

Rig de personagem com e sem linha de contorno

Vamos rever rapidamente a criação de um rig SEM deformador para um personagem SEM LINHAS de contorno, fazendo uso dos nodes.
E como seria se a personagem tivesse linhas de contorno? Vamos montar um walk cycle novamente!
Primeiro, vamos comparar dois rigs bem simples: Braco_Sem_Line e Braco_Line.
Agora que entendemos a mecânica, vamos preparar um rig completo com um personagem COM LINHAS de contorno: Personagem_Line.


Revisão Rig básico sem line
Node View
Rig básico com auto-patch
Separação do personagem em camadas
Adicionar pegs, pivôs e hierarquia

Rig_CutOutRig_CutOut
Rig_CutOutRig_CutOut

Estes curtas procuram assistentes!

Faça contato pelos QRCodes ou procure nos cartazes espalhados pela Faap.

Panto.jpeg
Teste_Lucca
Auto Patch e Cuter nodes:
har_autopatch

Lembrete da ferramenta para suavizar o traço:

Pen%20Settings
an_maskcutter_network

Encontro 3 - 21/08

Finalizando o rig

Vamos finalizar o rig do personagem para depois animar o walkcycle.

Node View com Backdrops
Rig sem deformador com auto-patch

Carinha

Encontro 4 - 28/08

Animando o walkcycle

Depois de rigado, hoje finalmente é dia de animar o boneco e gerar um video.

Keyframes, easy in e out
Enviar atividade até 13/03 com seu nome seguido de “_WcAutopatch” 

Carinha

Encontro 5 - 04/09

Rig com deformador

Para vocês entenderem bem a diferença entre as duas técnicas e poderem optar dependendo do design e do movimento pretendido, hoje vamos iniciar a preparação de um personagem separando peças prevendo que vamos rigá-lo utilizando deformadores.
Antes, vamos fazer alguns ajustes de preferências no Harmony (que vc pode salvar em arquivo separado e carregar toda vez que for usar uma maquina da Faap):
- General: focus on mouse enter; pass trough composite; separate position for pegs
- Advanced: support overlay and underlay; desligar element node animate using animation tools
- Timeline: reduce indentation; display unconnected nodes

E alguns ajustes nas ferramentas:
- Automatic Create Colour Art
- Easy Drag

Ajustes no Preferences
Separação do personagem em camadas

Geninho2
Nodes_1Nodes_4Nodes_3Nodes_2Nodes_5

Encontro 6 - 11/09

Finalizando o setup e começando animação

Ajustando os deformadores e preparando os bancos de bocas e mãos.
Pra quem quiser seguir junto comigo, aqui o video completo desde pegar o arquivo no Freepik até a animação de um walkcycle:

Rigando com deformadores
Bibliotecas de bocas (feliz, triste…), olhos, mãos, etc
Armazenar o personagem na Biblioteca

NodeView

Encontro 7 - 18/09

Praticando com o boneco rigado

Vamos fazer uso do boneco que vocês já tem pronto. Escolha dois dos actings abaixo e adicione um cenário de sua preferência para criar uma animação semelhante a do lado.

Skip
Hot
Sneak
LineDance

Utilização da biblioteca
Praticando acting

Superacao.jpeg

Encontro 8 - 25/09

Entrega N1

Atividades que devem ser entregues:
- 1 arquivo de video com seu nome seguido de “_CutOut” (sem aspas!)
- 1 arquivo de video com seu nome seguido de “_CutOutDeform”  (sem aspas!)
- 1 arquivo de video com seu nome seguido de “_Acting”  (sem aspas!)
*Ambos videos devem estar na resolução de 1920x1080 pixels, 24fps.

Encontro 9 - 02/10

Layers 3D

Tudo tranquilo?
Hoje vamos criar um ambiente 3D com portas que se abrem e janela onde se pode ver um plano ao fundo. Colocaremos o personagem dentro desse ambiente e geramos mais um video que vai compor a nota da N2.

Layers 3D
Camera 3D
Uso de personagem da biblioteca

Mascara de Carnaval

Recesso Escolar - 09/10

Encontro 10 - 16/10

Objeto 3D

Agora vamos criar uma cena semelhante à anterior, mas desta. vez fazendo uso de um objeto 3D em formato FBX, e novamente vamos acrescentar o personagem 2D previamente animado.
Nem preciso falar que esta atividade também vai compor a nota da N2.

Ambiente_3D

Modelo gratuito:
https://skfb.ly/opzQ6

Importação de Objeto 3D
Camera 3D
Uso de personagem da biblioteca

Encontro 11 - 23/10

Rig cabeça

Vamos aprofundar o rig de personagem focando agora no preparo da área da cabeça: olhos, sobrancelhas, boca, cabelo, orelhas e um óculos.

CriandoPersonagem1Rig_cabeca
Rig_cabecaCriandoPersonagem1

Rig para cabeça

Encontro 12 - 22/05

Finalizando o rig da cabeça

Agora colocaremos boca, dentes e lingua para finalizar o rig. Renderize o vídeo porque esta atividade também vai compor a nota da N2.
No próximo encontro explico o tema e iniciamos a produção do curta para a N2.

Rig para cabeça

pitching

Encontro 14 - 13/11

Encontro 15 - 20/11

Encontro 16 - 27/11

Produção do curta para N2

Hoje começamos os preparativos para a produção do curta para a N2.

Parâmetros para o curta da N2:

Individual
• Data de entrega: dia 04/12/2024
Arquivos a serem enviados:
- arquivo de vídeo contendo o curta finalizado e 1 arquivo de vídeo contendo seu making-of;
- arquivos de vídeo das atividades em aula: sala 3D com layers, sala 3D com objeto e rig da cabeça.

• O curta deverá:
- ter duração mínima de 15 segundos de filme + opcionais de logo Faap, titulo e créditos.
- estar em resolução FullHD 24fps em qualquer codec de compressão .
- conter pelo menos um personagem antropomórfico fazendo uso de cutout, pelo menos uma cena com ambiente 3D e pelo menos 5 segundos de lipsync.

• O making-of deverá apresentar o seu processo de trabalho, explicando cada etapa com as técnicas que utilizou. Duração e formato livres.
Sugestão de ferramenta gratuita para gravação da tela do computador: https://recordscreen.io

• A nota final para a N2 vai considerar: 30% para o aspecto técnico do curta (acabameto, técnicas de animação e de uso do software), 20% para o aspecto artístico e criativo do curta (roteiro, design, mix de técnicas de animação adequados ao tema), 20% para o conteúdo do  making-of e 30% para as atividades em aula.

• O tema do curta é...

...

Assistência na produção do curta para N2

N2

Encontro 17 - 04/12

Entrega N2

Problemas de última hora? Ainda dá para resolver em aula.
Lembrando que a entrega da SUB é idêntica à da N1, com mais qualidade ;)

Acompanhamento e orientação na finalização e entrega do curta N2

N2

Encontro 18 - 11/12

Entrega SUB

Lembrando que a entrega da SUB é idêntica à da N1, com mais qualidade ;)

Entrega SUB

YhatsAll

Encontro 19 - 18/12

Devolutivas e revisões

Fechamento do semestre

Devolutivas e revisões

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